Moradores relatam desespero quando avião caiu sobre casa: 'Só ouvi o barulho'
13/10/2025
(Foto: Reprodução) Imagens do local da queda do avião em Goiânia, 13/10/2025
Os moradores do Setor Santos Dumont relataram o desespero de quando viram o avião que caiu em cima de uma casa em Goiânia, nesta segunda-feira (13). Ivone dos Santos contou que foi a segunda pessoa a chegar ao local após o acidente e ajudou a socorrer a moradora da casa atingida.
"Nós tiramos ela, socorremos, sentamos ela no sofá, mas não podíamos ficar lá porque era muito próximo. Na hora em que o avião caiu, ela estava a uns dois metros do local. Ela estava na cozinha e caiu na área", relatou.
Gedean Martins, também vizinho da casa atingida, explicou que chegou a ver o avião ao longe dando sinais de problema no ar. Ele contou que voltou para dentro de casa e estava lavando louça quando ouviu o barulho da aeronave caindo.
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Ele declarou que ouviu a vizinha pedir ajuda e, enquanto ajudava a socorrer a moradora, conseguiu sentir um forte cheiro de gasolina que estava vazando do avião.
"Eu entrei lá para socorrer e desliguei o padrão. Percebi que estava com muito cheiro de gasolina. Cheguei próximo do rapaz [piloto] e ele já tinha saído do avião", afirmou.
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Ao g1, o tenente Dovernice, do Corpo de Bombeiros, informou que o piloto saiu da aeronave após o acidente e teve apenas um corte com leve sangramento na cabeça, mas estava bem e conversando quando foi levado ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
O militar também contou que a moradora da casa estava assustada, mas sem ferimentos.
Entenda o caso
Maurício Braga de Araujo pilotava o avião que caiu em cima de uma casa, em Goiás
Arquivo pessoal
Segundo os bombeiros, eles foram acionados sobre a queda de um avião na rua 24 do Setor Santos Dumont, em Goiânia, nesta segunda-feira (13). De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o proprietário do avião é Maurício Braga de Araújo, de 71 anos. Aos socorristas, testemunhas relataram que ele sofreu apenas escoriações após a queda e conseguiu deixar a aeronave por conta própria.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave (leia a nota completa ao final do texto).
Conheça o avião
Piloto Maurício Braga de Araújo e avião que caiu em Goiânia
Arquivo pessoal/ Sônia Ferreira Braga de Araújo | Divulgação/Corpo de Bombeiros
Trata-se de um monomotor anfíbio experimental do modelo Seamax M-22, com fabricação de 2008. Registrada sob a matrícula PU-DNA, a aeronave possui capacidade para dois ocupantes, sendo um passageiro e tripulação mínima de um piloto.
O avião é classificado como construção amadora e está autorizado apenas para voos VFR diurnos (regras de voo visual durante o dia). Seu peso máximo de decolagem é de 600 kg, com operação negada para taxi aéreo - não pode oferecer serviços de transporte.
A situação de aeronavegabilidade está registrada como normal.
INFOGRÁFICO: veja onde avião caiu em Goiânia
Arte g1
Nota da FAB
"A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.
Prazo para conclusão
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.
O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA)."
Avião que caiu em cima de casa deixou parte da estrutura destruída, em Goiás
Divulgação/Corpo de Bombeiros
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